PROGRAMA DE INOVAÇÃO 2021

Inscrições encerradas!

O PROGRAMA

Gestão de Projetos
Ensinar técnicas básicas de gestão de projetos para os alunos a fim de guiá-los na condução de suas pesquisas
paper white.png
Soft Skills
Fornecer aos alunos ferramental básico para lidar melhor no relacionamento interpessoal e na gestão de pessoas
people white.png
Comunicação Acadêmica
Fornecer aos alunos os instrumentos mínimos necessários para avançar no meio acadêmico além de explorar novas tendências na divulgação de pesquisa
comm white.png
Aplicabilidade de Pesquisa
Auxiliar o aluno a avaliar se a linha de pesquisa tem aplicabilidade para alguma situação concreta ou se explora a fronteira do conhecimento
globe white.png

Um programa de preparação para carreiras no ecossistema técnico-acadêmico, não focando apenas nas carreiras tradicionais de professor e pesquisador, mas também em carreiras de P&D (ou outras) em empresas e no empreendedorismo técnico.

ESTRUTURA

O Programa de Pesquisa e Inovação permitirá aos estudantes uma imersão em um ciclo de pesquisa, com o preparo adequado para cada etapa, incentivando o trabalho em equipe e desenvolvimento de habilidades necessárias ao futuro pesquisador. Ao final do programa os participantes apresentam uma solução à uma temática chave.

Sessões de segunda e quarta-feira

18h30-21h30

PROCESSO SELETIVO

Inscrição - Preenchimento do Formulário

Seleção - análise formulário de inscrição, CV, histórico escolar e entrevistas

Confirmação dos aprovados

01 a 19 de março

22 de março a 09 de abril

10 de abril

NOSSOS PARCEIROS

Novo logo Ambev (2).png
promon real.png
Professor & Students

Perfil desejado

Alunos de graduação, em especial inscritos no Pré-Mestrado, com intenção de seguir carreiras voltadas a pesquisa, e alunos que recentemente ingressaram no Mestrado

FAQ

1. Qual o é o perfil do aluno desejado para o Programa de Inovação?


Estamos buscando alunos a partir do 5° semestre de graduação e que tenham interesse genuíno em carreiras técnicas. Todos são bem vindos: quem deseja seguir carreira na Academia, quem quer trabalhar em empresas ou mesmo quem quiser empreender.




2. O que será avaliado em um candidato para o Programa de Inovação? Qual o peso da média poli no processo seletivo?


A avaliação dos processos seletivos dos programas do Centro de Carreira considera, além do desempenho acadêmico, as experiências profissionais e de vivência dos estudantes durante o período da graduação. Portanto, os alunos são avaliados de uma forma holística, não necessariamente sob um único aspecto.




3. Alunos de pós-graduação podem participar?


Sim! O Programa de Inovação 2021 está aberto para alunos de pós-graduação, em especial no início do mestrado.




4. Os alunos de intercâmbio também pdoerão participar?


Sim, os alunos em intercâmbio, matriculados, podem participar.




5. Posso participar de outros programas de longa duração do Centro de Carreira (Programa de Carreira e Programa de Startup) caso participe do Programa de Inovação?


Sim! Os participantes do Programa de Inovação poderão participar dos demais programas de longa duração do Centro de Carreira. Vale lembrar que não há restrição de participação nas Trilhas de Conhecimento.




6. Haverá atvidades presenciais no programa de Inovação?


O Programa foi elaborado de forma a ter seu conteúdo transmitido online. As aulas, workshops, palestras e eventos serão todos através da internet! Aliás, as interações entre integrantes dos grupos no desenvolvimento dos projetos do Programa também será remota, num formato desenhado para estimular o trabalho em grupo e relacionamento dos integrantes.




7. Alguma empresa apoiará o Programa de Inovação?


Sim! Em breve teremos novidades.




8. O programa contará com mentoria?


Sim! Haverá não só Mentoria de Autoconhecimento como já acontece no Programa de Carreira, mas também Mentorias de Carreira/Técnica e de Projeto. Não faltarão oportunidades para turbinar seu desenvolvimento pessoal com o apoio de profissionais politécnicos.




9. Quais serão os dias e horários das sessões?


As sessões acontecem majoritarimante às segundas e quartas-feiras, às 18h30. Há algumas palestras em algumas sextas-feiras.